quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mais teatro

Que motivo me levou a fazer teatro? Porque eu quis ser atriz? O motivo mais importante que me fez insistir na carreira de atriz foi o prazer de fazer teatro. O prazer de atuar. O teatro me seduziu muito antes de frequentar a escola de cênicas, porque sempre pensei no teatro como uma arte de reflexão, de crítica, de amor e estudo do ser humano. Teatro não é só divertimento.
Assistindo a espetáculos teatrais, lendo as obras de brecht, shakespeare, lorca, vianinha, Ibsen,  lope de vega, plinio marcos, nelson rodrigues e jorge andrade comecei a me conscientizar da importância social e política deste veículo de comunicação. 

Atuar em teatro tem sido experiência e aprendizado de vida para mim. O teatro me tornou uma pessoa muito melhor. Uma mulher generosa. Sensível. Equilibrada. O teatro realmente tem me ensinado a viver. Aprendi a ouvir. Aprendi a refletir e pensar graças ao exercício cênico. O meu ofício tem me possibilitado ser uma pessoa verdadeira e expandir a minha personalidade. Eu sou uma pessoa que tenho uma grande necessidade de me comunicar com os outros. E o teatro tem me possibilitado essa comunicação através da expressão dramática.  Teatro é paixão, é vocação, é sacrifício, é amor.  É doação pela e para a arte. Eu não sou ingênua. Eu também quero ser bem remunerada nesta profissão. Quero prestígio e reconhecimento público, como resultado de um trabalho que não visa só sucesso ou  lucro pessoal.


É correto lutar para ter uma posição na sociedade e bem estar pessoal. Mas acredito que acima de tudo nesta profissão está o ser humano. E a minha responsabilidade como artista. Usar a arte como um instrumento de reflexão do homem e da sociedade. Agora que teoria ou técnica eu vou usar pra alcançar esse objetivo eu não sei. Estou aberta e disponível. Vou trabalhar meu corpo  e me reeducar para este novo universo no qual vou  aprender a viver. Não importa então  a técnica ou o processo que vou utilizar. Eu estou disponível. De corpo e alma. É o meu ofício. É o que sei fazer. Vamos lá. O teatro é a minha profissão. Eu quero correr os riscos.

LER:



Nenhum comentário:

Postar um comentário