Work in Progress











Há muitas teorias sobre o que é e o que significa oflamenco”No geral, se define como “uma expressão artística de um povo, os ciganos”.  Por meio desta forma de expressão artística, estes povos exteriorizam pelo canto, música  e dança sua vida, história, costumes, emoções e sentimentos. Então flamenco não é só dança? Não. Representa para estes povos uma maneira de ver, sentir e expressar seu mundo, seus valores, sua cultura e celebrar a vida. É fácil falar sobre o “Flamenco”. Poderia ficar horas, dias, meses aqui explorando este tema. Díficil é praticar esta arte. Porque é preciso entender esta cultura para se expressar e dançar. É uma modalidade de dança que exige muita prática, disciplina, esforço, energia, entrega e sentimento durante o aprendizado e adestramento corporal para improvisar e criar um baile.

Minha formação no flamenco, eu alcancei nos cursos livres em escolas e estúdios de dança que eu frequentei entre 1994 e 2003. A partir de 2004, tenho aperfeiçoado meus conhecimentos neste estilo de dança, também em aulas particulares com profissionais do flamenco. A principal importância destas aulas “personalizadas e individuais” é a prática contínua, das bases técnicas que alcancei anteriormente, por dedicação, esforço e estudo nesta dança.

autodidatismo” também tem sido fundamental neste meu aprendizado no flamenco. Eu valorizo e muito o trabalho com um professor em sala de aula. Mas não tenho dúvidas de que 70% do meu aprendizado, da minha maturidade e evolução no flamenco eu alcancei como uma aluna autodidata. Estudando e praticando as coreografias e os exercicios dos cursos formais, na solidão de uma sala alugada, com o objetivo de entender, treinar e aperfeiçoar o que aprendia durante as aulas.
































Para minha formação e aprendizado no flamenco, foi fundamental ter acesso aos conteúdos da “Enciclopédia áudiovisual paso a paso los palos del flamenco” do maestro e bailaor Adrian Galia. 





Sua coletânea didática é o melhor e mais completo material para o entedimento e aprendizado sobre o que é o flamenco.  Jamais teria acesso a estes ensinamentos e lições que são aprofundados de forma prática por este grande artista, se eu frequenta-se somente cursos de flamenco  em salas de aula no Brasil. Aprendi com este grande artista e profissional, que é necessário, paciência, dedicação e muito trabalho técnico para se desenvolver na dança.  Praticar e praticar. Repetir e repetir. Sem disciplina e exercício contínuo não se evolui no flamenco.


















Desenvolvo há mais de 12 anos um trabalho contínuo de pesquisa e prática corporal para atores que envolve duas linguagens artísticas: o teatro e a dança flamenca. Neste trabalho é muito importante utilizar os recursos do teatro e da técnica flamenca como um preparo corporal para a cena.  A dança principalmente, como uma disciplina de expressão corporal ajuda um ator não só a respirar melhor, como desenvolver capacidade física para improvisar, de concentração, foco, observação e escuta interna e externa.

Por este motivo faço amplo uso de recursos áudio visuais importados sobre dança flamenca que tem como objetivo o estudo e o aperfeiçoamento em sala dos códigos de baile flamenco. Sempre procuro explorar estes conteúdos dentro de um contexto teatral.  

Também traduzo textos quando estão em outro idioma sobre conteúdo flamenco para compartilhar com colegas de classe ou alunos.








Utilizo como material didático junto aos videos apostilas, textos temáticos e explicativos sobre dança, teatro físico e flamenco para os artistas envolvidos em aulas e cursos teatrais. Os conteúdos teóricos não só ilustram os temas, como servem de exercícios práticos para dança e teatro dentro de uma proposta de encenação.
Nos cursos e oficinas teatrais sempre busco base na leitura, seleção e observação crítica destes materiais para compor  uma visão cênica e textual para cada projeto teatral a ser desenvolvido. 





















Meu próximo "projeto de teatro" faz amplo uso dos códigos 
de baile flamenco e teatro físico para contar  cinco histórias
 inspiradas no
universo femenino de Federico Garcia Lorca.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário