Sala de Ensaios


O que é?
A sala de ensaios é um espaço de experimentação,criação,crescimento e de pesquisa corporal que envolve atores e não atores. É um espaço criado para se compartilhar conhecimentos e aprendizados, para se aprender, refletir, praticar, investigar e trocar experiências que envolvem o trabalho de expressão e preparação corporal de um ator. Sozinhos ou coletivamente os artistas se reúnem para estudar, praticar e trocar conteúdos dos cursos que frequentam mensalmente. Quando estou sozinha,o tema a ser estudado é a expressão vocal,a interpretação teatral e a técnica flamenca. Hoje, realizo exercícios que envolvem também interpretação para câmera, solos e cenas teatrais adaptadas para atuação em vídeo.


 Qual o objetivo da sala de ensaios?
Prolongar os estudos e prática dos conteúdos e temas aprendidos nos cursos e oficinas de teatro, cinema e dança. Ter um pouco mais de tempo para  absorver, recriar, entender e experimentar estas aprendizagens. Praticar, praticar, praticar, manter a constância, a repetição do que acho importante assimilar e manter dos cursos que frequentei. Sejam exercícios de leitura, de voz, de interpretação,de memorização, improvisos ou laboratórios.

Como funciona as atividades e os  trabalhos neste espaço?
Há um tempo para trabalho individual e em grupo. Quando envolve trabalho com dança, se faz necessário estar em uma sala apropriada com espelho, aparelho de som e piso de madeira. Quando se trata de teatro ou cinema a sala pode dispensar o uso desta infra estrutura. Com o uso de um aparelho reprodutor de DVDs se faz uso intenso de  videos com material sobre os conteúdos abordados. Depois se parte para a prática.


Qual é o programa?
Exercícios de interpretação, improvisos e cenas em monólogos, duplas e trios. Exercícios de técnica do flamenco adaptados para expressão e trabalho corporal de atores. Exercícios de interpretação com câmeras fotográficas e filmadoras.

É um processo de trabalho corporal essencialmente prático voltado para a preparação e alargamento da capacidade interpretativa, física e sensorial dos artistas envolvidos em cada encontro e reunião. Um trabalho intenso que tenho realizado e praticado também individualmente.

Eu sinto necessidade de estar sozinha para aprofundar e experimentar coisas, reinventar, reelaborar, descobrir dificuldades de execução, aprofundar ideias e descobertasDepois procuro partilhar com os colegas e reciclar estes mesmos conteúdos, para que possam ser aproveitados em um ensaio, em um exercício, na criação de uma cena. E mais tarde até na elaboração e criação de um projeto de encenação.




Uma atividade de estudo que tem sido muito importante para minha formação e que vou levar adiante e expandir no PROJETO COLETIVO 7, no qual já estou trabalhando com um grupo pequeno. Desafios que serão ainda maiores e com outras visões e possibilidades a explorar na dança, teatro e cinema. 


























Nenhum comentário:

Postar um comentário