Cursos



Neste espaço serão colocados textos dissertativos sobre cursos, oficinas e workshops que frequentei  nas áreas de teatro, TV e cinema. São reflexões pessoais sobre estes aprendizados, descobertas e experiências adquiridas e praticadas nestes eventos. Espero compartilhar e trocar muitos conhecimentos com estes materiais. Os vídeos que me forem fornecidos serão colocados no site ou vou partilhá-los no youtube.


Uma Introdução.



Estes são cursos para cinema e televisão que frequentei. Não citarei todos.
Considero estes os mais consistentes e importantes para minha formação. Foram dados por profissionais que realmente compartilharam suas experiências na área de TV e cinema e que tiveram a humildade de indicar caminhos para desenvolver mais experiência e crescimento. Não me interessa aqui dizer qual metodologia ou processo de trabalho (técnica de interpretação) para o ator é a melhor, coerente ou funciona. Interessa sim dizer que estes profissionais e professores ampliaram minha visão e perspectiva em termos de atuação para a câmera. Mostraram-me em pouco tempo pela teoria, prática e vivência  entender como é o processo  de trabalho com o vídeo, suas ferramentas e recursos e como  utilizá-los em meu benefício como atriz.
Entre muitas lições compartilho as seguintes:
  • como atores e atrizes precisamos nos predispor a auto revelação,  assumir riscos e trazer para o personagem que vamos criar experiências de nossa própria vida.
  • trabalhando a intuição, a espontaneidade e o frescor do momento estimular nossa sensibilidade para a atuação, buscar nas circunstâncias do momento o espaço para que a emoção seja criada.
  • por último estabelecer total relação de cumplicidade com o diretor. É  nesta relação que temos de apostar todas as nossas fichas para sermos bem sucedidos.
É preciso humildade para aceitarmos o comando do diretor. Pois sem esta assistência não haverá base para compreendermos qual é realmente a importância de nossa participação no conjunto de um trabalho artístico.
Sigo estudando não para amontoar certificados. Mas para aperfeiçoar meu processo de interpretação e adquirir experiência nestas áreas. 














Durante estes cursos, oficinas e workshops  uma extensa bibliografia foi indicada por estes profissionais.  Abaixo indico três leituras que considero primordiais para conhecer o processo de atuação em cada formato. E sim, as considero obrigatórias. 







Sobre "linguagem de cinema, linguagem de video, cinema e teoria geral":










Sobre  "Atuação, Interpretação e leitura dramática" :

























Nenhum comentário:

Postar um comentário