Projetos Paralelos


PROJETO “SALA DE ENSAIOS” -  FASE 3


É um projeto que envolve treinamento vocal e corporal para a cena, seja teatro, dança ou cinema. O objetivo deste treinamento com exercícios físicos e respiratórios é descobrir, ampliar e criar um repertório de movimentação e expressão corporal sem bloqueios e resistências que sirvam de estímulo e base para a área interpretativa. Na prática significa estabelecer um vínculo entre o trabalho corporal que é exigido para o teatro e o trabalho corporal que é exigido para a dança. A idéia de "um exercício diário de treinamento corporal " não é para se cansar e se sobrecarregar. Mas manter o corpo (a mente, a concentração, a imaginação, a percepção, a respiração, a energia e a tenacidade)  estimulado e afiado para criar.  A sala de ensaios é um projeto contínuo, que tenho praticado sozinha ou em grupo. É um processo aberto, inspirado em “teatro experimental e no processo colaborativo”. Porque tem me possibilitado desempenhar várias funções na criação de uma montagem como criar o texto/dramaturgia, desenvolver o projeto de iluminação para a cena, criar e desenhar os figurinos, escolher e editar a trilha sonora, registrar e fotografar o trabalho e ainda aprender a produzir ao lidar com as dificuldades financeiras para levantar um espetáculo e apresentá-lo ao público.A criação de um repertório próprio, a interdisciplinaridade entre teatro e dança,  riscos e experimentação é o que tenho buscado neste projeto.


O TRABALHO CONTINUADO: a composição cênica






















Acredito que qualquer modalidade de dança pode funcionar como uma formação complementar para o trabalho físico e corporal do ator, porque favorece sua expressão cênica, e fornece a ele fluidez , extensão e cadência a sua gestualidade.E ampliando e enriquecendo a relação que o artista tem com o próprio corpo, o deixa  mais aberto e receptivo a estímulos que o rodeiam durante o processo de criação. O que busco na dança flamenca é uma experiência sensorial e orgânica que,  me possibilite como atriz  estimular os meus sentidos e a mente para criar. Dançar flamenco requer paixão, entrega,  renúncia, determinação e pratica contínua para aprender.  Exige um tempo rigoroso para estudar e adquirir a técnica que pode servir a uma representação teatral.  O flamenco é mais que um estilo ou modalidade de dança. É uma arte que possibilita expressar os sentimentos  e emoções do interior mais profundo de seu ser.




Muitos são os artistas que me inspiram e influenciam no meu preparo  físico.  São atores, atrizes, bailarinos e bailaores que com seu estilo e formação tem me motivado a não desistir nunca de deixar meu corpo preparado,estimulado e alinhado para a atuação.Como estes profissionais busco na dança flamenca e em técnicas de consciência corporal não só o bem estar e uma boa postura, mas  me expressar corporalmente de uma maneira mais livre, leve e harmoniosa.


INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE TEATRO E DANÇA


























































DANÇA
TEATRO
postura
consciência corporal
domínio corporal
desbloqueio
ritmo
comunhão
musicalidade
foco
percepção
memória afetiva
sensorial
sensibilização
memória do movimento
textos e dramaturgias
energia
Improvisação
foco
arte gestual
atenção
corpo/mente
concentração
concentração
imagem
expansão


PROJETO CONTRAPONTO "DANÇA DRAMÁTICA"







PROJETO “TEATRO SEM DONO”
















Nenhum comentário:

Postar um comentário