Bibliografia Fundamental







MÉTODOS E SISTEMAS DE ATUAÇÃO 

Técnica da Representação Teatral. Stella Adler. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2002.

Stella Adler. Sobre Ibsen, strindberg, chekhov. Stella Adler. São Paulo. Ed. Bertrand Brasil. 2002.

Em busca de um teatro pobre. Jerzy Grotowski. Rio de Jeneiro. Civilização Brasileira. 1992.

Para o Ator. Michael Chekhov.  São Paulo. Martins Fontes. 1986.

Ator e Método. Eugênio Kusnet.  Introdução de Fernando Peixoto. Rio de Janeiro. MEC/SNT. 1975.

Manual do Ator. Constantin STANISLAVSKI. São Paulo. Martins Fontes. 1989.

El Método Del Actor’s Studio. Robert Hethmon. Caracas. Fundamentos.
1972.

O ator compositor. Matteo Bonfitto.  São Paulo. Perspectiva. 2002.

Teatro espanho do século de ouro. Org. Jacó Guinsburg. Trad. Newton Cunha. Ed. Perpsectiva. São Paulo. 2012.

Sobre o trabalho do ator. Fernandes Meiches. Sao Paulo. Perspectiva. 1988.

História e formação do ator. Ênio Carvalho. São Paulo. Ed. Ática. 1989.

O Ator no Século XX. Odete Aslam. São Paulo. Perspectiva. 2002.









HISTÓRIA DO TEATRO E ARTES CÊNICAS

Diccionario Del Teatro: Dramaturgia, Estética, Semiologia. Patrice Pavis. Espanha. Ediciones Paidós. 1990.

Jogos teatrais. Ingrid Dormien Koudela. São Paulo. Perspectiva. 2002.

Mestres do teatro I. J. GASSNER. São Paulo. Perspectiva.  1991

Mestres do teatro II. J. GASSNER. São Paulo. Perspectiva. 1992.

História mundial do teatro.  Margot Berthold. São Paulo. Perspectiva. 2001.

Stanislávski, Meirhold e Cia. J. Guinsburg.  São Paulo. Perspectiva. 2001.

A linguagem da encenação teatral. Jean Jacques Roubine. Rio de Janeiro. Zahar. 1998.

O Teatro e seu espaço. Peter Brook.  Petrópolis. Ed. Vozes, 1970.

Semiologia do Teatro. Jacó Guinsburg & Teixeira Coelho. São Paulo. Perspectiva, 1988.

AULEUM – A Quarta Parede. José de Anchieta. São Paulo. Ed. A. Brooks. 2002.

HIEROFANIA – o teatro segundo Antunes Filho. Sebastião Milaré. São Paulo.  Sesc. 2010.

Dicionário de teatro. Luiz Paulo Vaconcellos. Porto Alegre.  L & PM Editores. 1987.

Antunes Filho e a dimensão utópica. Sebastião Milaré. Coleção Estudos. São Paulo. Ed. Perspectiva. 1994.

Introdução à análise do teatro. Jean-Pierre Ryngaert. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

Por que arte educação? João Francisco Junior. São Paulo. Papirus, 1991.

O figurino teatral e as renovações do século xx. Fausto Feana. São Paulo. Estação das Letras e cores. 2010.

Tudo sobre Shakespeare. Laurie Rozakis. São Paulo. Ed Manole.
 Guia Brasileiro de Produção Cultural 2010-2011. Cristiane Oliviere e Edson Natale. São Paulo. Sesc. 2010.
Coleção Biblioteca entre livros Textos fundamentais para ler e guardar. Duetto Editorial, São Paulo. Teatro Essencial - Ed. Especial n. 09. Willian Shakespeare - Ed. Entre Clássicos n.02














BERTHOLT BRECHT

Dramaturgia - Construção do personagem. Cap. “O personagem segundo

Brecht”. Renata Pallottini. São Paulo. Ática, 1989.

Brecht: um jogo de Aprendizagem. Ingrid D. Koudela. São Paulo. Ed. Perspectiva. 1991

O Teatro Épico. Anatol Rosenfeld. São Paulo. Ed Perspectiva. 2002.

O texto no teatro. Sábato Magaldi. São Paulo. Ed. Perspectiva/EDUSP. 1989.

Escritos sobre teatro. Bertholt Brecht. Buenos Aires.  Visión. 1967.

Brecht: uma introdução ao teatro dialético. Fernando Peixoto. Rio de Janeiro. Ed. Paz e Terra. 1981.





CINEMA

Direção de Atores. Carlos Gerbase. Porto Alegre. Artes e Ofício. 2003.

Manual de Roteiro. Syd Field. Rio de Janeiro. Ed. Objetiva. 1995.

Fazendo Filmes. Sidney Lumet. Rio de Janeiro. Ed. Rocco. 1998.

O Cinema e a Produção. Chris Rodrigues. Rio de Janeiro.  Lamparina. 2007.

Manual de Roteiro – ou Manuel, o primo pobre dos manuais de cinema e

TV. São Paulo. Conrad editora do Brasil. 2004.

Esculpir o tempo. Andrei Tarkovski. São Paulo. Ed. Martins Fontes. 1998.

Vivendo de Cinema. Tony de Souza. São Paulo. Ed. LCTE. 2009.

Figuras Traçadas na Luz. A encenação no cinema. David Bordwell.
São Paulo. Ed. Papirus. 2008.

Criação de Curta Metragem em Video Digital. Alex Moletta. São Paulo. Ed. Summus. 2009.





ROTEIROS DE CINEMA. Série Cinema Brasil.


Viva Voz. Márcio Alemão.

Jogo Subterrâneo. Jorge Duran, Roberto Gervitz.

Batismo de Sangue. Dani Patarra e Helvécio Ratton.

Cabra Cega. Di Moretti.

O Céu de Suely. Karim Ainouz, Felipe Bragança, Maurício Zacharias.

A Dona da História. João Falcão, João Carneiro, Daniel Filho.

Estômago. Lusa Silvestre, Marcos Jorge, Claúdia da Natividade.

Feliz Natal. Selton Mello, Marcelo Vindicatto.

Não por Acaso. Philipe Barcinski, Fabiana Werneck Barcinski.

O Signo da Cidade. Bruna Lombardi.

Zuzu Angel. Marcos Bernstein, Sérgio Rezende.

Bens Confiscados.  Daniel Chaia,  Carlos Reichenbach.

A Cartomante. Wagner de Assis.




 DRAMATURGIA E NARRATIVA

Dramaturgia - Construção do personagem. Renata Pallottini. São Paulo. Ática, 1989.

Introdução à dramaturgia. Renata Pallottini. Série Princípios. São Paulo. Ática, 1988.

“O que é Ficção”. Ivete Lara Camargos Walty. Editora Brasiliense. São Paulo.1986.
Personagem de ficção. Antonio Cândido. São Paulo. Perspectiva, 1972.
 “Teoria do Drama Moderno”. Peter Szondi. Editora Cosac Naify. 2ª. Edição. São Paulo. 2011.
“Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo”. Jean Pierre Sarrazac. Editora Cosac Naify. 1ª. Edição. São Paulo. 2012.
“Drama em cena”. Raymond Willians. Tradução de Rogério Bettoni. Editora Cosac Naify. 1ª. Edição. São Paulo. 2010.
“Cinema em código. Histórias para filmar”. Alexandre Lydia. Ima Editorial. 1ª. Edição.  2012.
“Como criar personagens inesquecíveis”.  Linda Serger. Tradução de Maria de Siqueira Lopes e Maria Silvia Junqueira. Bossa Nova Editorial.  1ª. Edição. São Paulo. 2006
“25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira”. Organização e prefácio de Luiz Ruffato. Com contos de Tatiana Salem Levy, Lívia Garcia Rosa, Nilza Resende, Cecília Costa, Heloísa Seixas, Cíntia Moscovich e outras. Editora Record. São Paulo. 2004.
“Nova York – a vida na grande cidade”. Will Eisner. Editora Cidade. São Paulo. 2009.







DANÇA

Pina Baush e o Wuppertal Dança-Teatro - Repetição e Transformação.
Ciane FERNANDES. São Paulo. Hucitec. 2000.

Domínio do Movimento. Rudolf. Laban. SP. Summus. 1971.

A Dança. Klauss VIANNA. São Paulo. Siciliano. 1990.

Dança Flamenca Expressividade e cotidiano. Tãnia Ferreira. São Paulo.  Ed. Mackenzie.

Rodrigo Pederneiras e o Grupo Corpo – Dança Universal. Sérgio Rodrigo Reis. Coleção Aplauso Série Dança. São Paulo. Imprensa Oficial. 2010.


Outros:














 




 



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário