sexta-feira, 1 de maio de 2015

DIA DO TRABALHO







Na época em que o livro “História das mulheres no Brasil” foi lançado, o comprei influenciada por uma resenha que tinha lido na folha de são paulo. Muito bem escrita a resenha descrevia  o seu conteúdo e porque a historiadora Mary Del Priore tinha decidido escrever esta história. Guardei a resenha e é a que está dentro do livro na foto abaixo. Confesso que tem um capítulo que me  fez chorar, porque mostra exatamente que a liberdade que tenho hoje (quero dizer as mulheres), para trabalhar, estudar, votar e decidir casar ou ser uma mulher independente foram conquistas e vitórias conseguidas por mulheres que lutaram e muito por estes direitos.  Estas mulheres foram as primeiras a irem na frente por serem arrojadas e corajosas, mesmo que isto tenha custado a vida ou a liberdade de muitas delas.  Ao contrário do que estudamos nos livros de história que sempre  narraram  os grandes feitos  e as grandes realizações comandadas pelos homens, as mulheres também foram responsáveis por muitos acontecimentos importantes desde que o mundo existe.   O grande mérito desta obra é a possibilidade de conhecer a história agora do ponto de vista das mulheres.








Como nos livros de história, na maioria dos  filmes realizados, os homens sempre são os protagonistas, e as mulheres sempre atuam como coadjuvantes. Muitas vezes estão lá só para fazer figuração ou ser o par romântico ou afirmar a superioridade masculina. Sei que faltam bons papéis para as atrizes ou quando há bons personagens, ainda assim elas tem que trabalhar muito para mostrar seu talento e versatilidade. É preciso se investir em bons roteiros nos quais atores e  atrizes tenham ambos a oportunidade de mostrar os universos masculino e feminino como aconteceu no belo e poderoso filme A Separação. Roteiros que tiveram mulheres como protagonistas mostram que há interesse do público em apreciar filmes nas quais as mulheres protagonizam as histórias. Filmes bem sucedidos  como Preciosa, Histórias Cruzadas, A vida Secreta das Abelhas, Uma secretária de futuro, Maria Antonieta revelam que existe público para um cinema que possa valorizar também as mulheres e ser porta voz de seus anseios, sonhos, valores e expectativas. Tenho procurado assistir mais filmes nos quais as mulheres são as protagonistas das histórias e cujas  jornadas me fazem pensar e refletir a condição femenina no mundo. 







Descobri vários blogs  nos quais as autoras indicam uma ótima relação de filmes sobre mulheres vencendo no mercado de trabalho e na vida. Meu favoritos? Norma Rae, Terra Fria, Pão e  Rosas, A Rosa,  Uma secretária de futuro, Frida, Uma estranha entre nós, A garota do Adeus, Uma mulher descasada, Maria Antonieta, Esta mulher é proibida,  O silêncio dos inocentes, Frances, Silkwood o retrato de uma coragem, Tomates verdes fritos  e toda a filmografia de Rodrigo Garcia e Pedro Almodovar.

Eu adoro filmes nos quais as mulheres são as protagonistas. Há muito para se mostrar, falar e pensar sobre a presença das mulheres no mundo. Mas se tiver que escolher um filme, o que melhor mostra os desafios que as mulheres tem de enfrentar para  vencer no patriarcado e  no mercado de trabalho ainda hoje, com certeza  eu escolho  NORMA RAE. E a série MALU MULHER.



















Li e Recomendo:

















Nenhum comentário:

Postar um comentário