quinta-feira, 25 de julho de 2024

Encontrar a platéia certa ou falar com todas as pessoas?


Eu quero continuar fazendo em vídeos o que já faço há muito tempo em meus bloggers. Falar sobre minha arte e me comunicar com todas as pessoas sobre os mais diferentes temas. Tenham elas ou não os mesmos interesses que eu.

Antigamente, filmar era um execício trabalhoso e difícil. Era preciso ter acesso a acessórios e equipamentos como tripés,lentes e filmadoras. Era preciso frequentar cursos especializados para dominar a linguagem de cinema e video. Hoje,com o celular qualquer pessoa consegue enquadrar,filmar e editar um video e publicar na web.

A tecnologia digital reduziu espaços e  possibilita que videos de celulares rodem o mundo. A revolução digital está incentivando a experimentação e ousadia de pessoas para criarem videos on line autorais e inspiradores em conteúdo e formatos.

O que mais me incentiva a filmar para a web recentemente é a possibilidade de atingir cada vez mais pessoas e fazer parcerias,colabs e negócios. Eu já estou nesta fase. Surgiu uma idéia,escrevo o texto,desenvolvo um roteiro para uma cena e eu filmo. Não tenho medo de aparacer. Não tenho receio de  filmar se acredito em uma idéia. Estou gravando videos para aprender e exercitar a minha arte. Exercitar muitas lições que aprendi em cursos que frequentei. E chamar atenção para ter mais oportunidades de trabalho.

Estou experimentando muitas coisas. Fazendo uso dos acessórios e equipamentos que já disponho. Conhecem  a expressão cinema de guerrilha? Eu estou fazendo videos on line de guerrilha. Como sou atriz,tenho que me dedicar a estudar mais a linguagem de tv e cinema pois meu foco é trabalhar nestas áreas. Tenho que me dedicar pois preciso adquirir experiência e me familiarizar em atuar para estes formatos. E cada um tem suas peculiaridades e exigências.

Antes da pandemia, eu tive a sorte de encontrar nas bancas de jornais  2 revistas maravilhosas, a Fotografe e a Filmmaker. Elas me deram uma nova visão do que é trabalhar em TV,cinema e séries. Muitas matérias excelentes com profissionais já reconhecidos no mercado audiovisual e de televisão que através de entrevistas,textos e artigos compartilham suas experiências sobre inúmeros temas me possibilitando entender muito sobre estes veículos de comunicação. O que mais me agrada nas revistas é que são textos muito longos e detalhistas em que os profissionais falam sobre os temas usando exemplos de sua própria produção audiovisual e de filmes que esclarecem visualmente o tema. Um exemplo, se abordam  roteiro,enquadramento, fotografia, atuar em cinema, sempre usam uma referência fílmica. As melhores publicações a que tive acesso nestes últimos  anos. Com certeza lições preciosas que muitas escolas de cinema guardam a 7 chaves.

Os  2 melhores cursos que frequentei até hoje, foram O SER EM CENA que resultou em um curta metragem. E Interpretação para cinema na AIC. Tive a possibilidade neles de entender como funciona não só um set de cinema, mas compreender e exercitar a interpretação para a câmera. Entendi o que é atuar em cinema.Como abordar um roteiro de cinema,seguir o comando de um diretor,como atuar dentro de um espaço limitado,usar energia reduzida e controlada no corpo e voz  para dar nuances a um personagem. Sempre que posso revejo minhas anotações desta época e vejo os exercícios feitos para treinar e praticar minha arte. Cada um usa seu tempo com o que gosta. Eu estudando e praticando o que amo fazer, ATUAR E DANÇAR.

Em um próximo POST  darei dicas do que aprendi lendo esta revistas maravilhosas.

A principal dica destes profissionais qualificados é não esperar ter equipamentos caros e complicados para filmar. E sim usar a criatividade e seu talento no que acredita para exercitar sua arte. Gravar videos criativos não depende da qualidade de equipamentos caros, e sim de sua criatividade e do que pretende fazer e alcançar com seus videos.

Faça agora. Acredite em você. Desenvolva sua idéia,treine com o que tem,conheça um pouco de linguagem de video,de cinema e solte a imaginação.Buscar referências no trabalho de pessoas que admira. Mas não faça um video por fazer. Ter um propósito e objetivo.

É isto. Por enquanto. 

Aos poucos me empenhando em ter um estilo próprio e  encontrar o meu jeito de me comunicar não só com minha audiência mas chamar atenção para meu trabalho de ator.


Nenhum comentário:

Postar um comentário