terça-feira, 26 de novembro de 2019

Desafios



De novo, vou falar de teatro. Porque amo tanto fazer teatro, e o que o teatro representa em minha vida.

Para trabalhar com teatro você não pode ter “medo”. Não pode ter “frescura”. É entrega. É sacrificio. É doação. É disciplina. Como o corpo é nosso principal instrumento de trabalho, atores devem estudar continuamente para adquirem a técnica. Para desenvolverem uma técnica de atuação. Como na vida, a arte também está evoluindo constantemente em idéias,valores e convicções. Fazer arte é um desafio permanente, e nós artistas vivemos em constante mutação. 

O teatro é uma profissão essecialmente “prática”. Atores precisam estudar e se aperfeiçoarem continuamente. Como atriz eu preciso de experimentação e exercício cênico. Preciso aguçar minha sensibildade artística e  este aperfeiçoamento só vou conquistar se estiver estudando e exercitando meu ofício. Minha formação durante muito tempo foi informal e conquistada em cursos livres, em grupos de teatro amador e por autodidatismo. Mas sempre uma experiência calcada em muito estudo,prática, dedicaçao e disciplina.


A profissionalização fui buscar em 2003. Em 2006 me formei atriz e de lá para cá trabalho em meus projetos pessoais e autorais que envolvem teatro físico, flamenco e dança teatro. A dança em particular o flamenco, sempre foi a base para meu trabalho corporal de atriz. É a modalidade de dança que escolhi para minha preparação corporal  de ator para a cena. O flamenco tem  me dado sensibilidade, concentração, coordenção, resistência física e muscular, energia e movimento plástico para a cena.











Atuar e dirigir meus próprios projetos é a possibilidade que encontrei de buscar conhecimento  e experiência prática continua em teatro.Vivências que vão agregar mais valor ao meu trabalho como diretora e atriz e profissional de teatro e flamenco.

Gosto de desafios. E vencer obstáculos. Estou sempre lendo, estudando e me aperfeiçoando. Quero crescer mais  na área teatral e terei humildade para aprender o que ainda não sei. Reconhecimento  e visibilidade só vem com trabalho árduo e estudo. Por este motivo me entrego sempre 100 por cento em meus projetos. Acredito que de todas as artes cênicas  o teatro é o veículo que mais possibilita o embate  entre o homem e a sociedade. É o principal espaço de OPOSIÇÃO. É o espaço sagrado onde nós artistas podemos fazer críticas,oposição e dizer não.  Quero aprimorar minha bagagem como atriz e aprender muito mais em meu ofício. No próximo ano vou investir em um curso de cinema de 6 meses, e em um curso de teatro com montagem. Sei que estarei fazendo um ótimo investimento porque vou trabalhar com excelentes artistas e profissionais. Quero muito aprender e fazer parte deste desafio de encenar teatro. Esta arte de grande potencial político, desmistificadora dos mecanismos opressores da sociedade. O teatro contribui para o desenvolvimento do espírito crítico e para uma postura mais aberta do ser humano possibilitando a ele se reinventar e se adaptar as novas situações e desafios que a vida oferece.




Como já disse  mais de mil vezes aqui em meus blogs  quando falo de arte, enfatizo e repito “o teatro nos permite ver e compreender a realidade. É a arte dos excessos, mas principalmente da sensibilidade. E como toda manifestação artística muda condutas e comportamentos, cria valores positivos dentro da sociedade. No teatro me fiz gente.” 






O teatro tem sido o meu passaporte para viver e compreender o mundo. Quero nestes próximos cursos em 2020 continuar vivenciando esta experiência mágica e visceral que é VIVER E FAZER TEATRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário