segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

El baile flamenco





Esse maravilhoso mundo chamado “Flamenco”

Flamenco é baile, cante e toque. Flamenco é um esforço colaborativo entre os três principais artistas: 
bailaor, cantaor e guitarrista.
Improvisação sobre um tema é sua essência


Cada um desses três componentes podem se apresentar ou representar sozinhos, sem o apoio das outras duas modalidades.  Isto demonstra que cada um, seja o baile, o cante ou a guitarra tem cada um, a priore sua própria linguagem e forma de expressão.
O enorme interesse que o flamenco tem despertado entre apaixonados e ainda não seguidores desta arte reside no fato que vivemos em uma época em que as pessoas estão tentando restabelecer contato com suas próprias emoções. Estão em busca dessa verdade emocional que talvez consiga se exprimir de  modo não verbal. E na arte flamenca, mistura de muitas culturas em seus numerosos ritmos, gestos, canções e histórias esta busca pode ser alcançada. A força e energia do flamenco vem do solo, do chão, da terra, por este motivo o flamenco é para baixo e profundo. É uma dança plena de tensão dramática. Flamenco é um estilo de vida, é pensamento e coração.








O estado de espírito
Esta música melancólica com sua dança firme e vibrante seduz e nos deixa inquietos. Embora tenha uma regra básica a seguir, a arte flamenca não é rígida, e nas coreografias podemos improvisar a partir de movimentos básicos, seguindo o ritmo imposto por nossos sentimentos e pela guitarra.






Improvisação
O inesperado e o improviso são sempre ótimos impulsos para a criatividade. Eu sou muito propensa a improvisar. Adoro improvisar.
A improvisação é uma forma de explorar e estimular a imaginação de um artista. Ela é a base da "atuação teatral contemporânea", seja a nível de aprendizado ou como parte integrante de uma encenação.
Improvisação, espontaneidade, corpo, voz, emoção, imaginação, concentração, autopercepção, percepção espacial, percepção do outro, interação, pulverização dos condicionamentos, sensorialização, o flamenco seduz e encanta porque estimula e trabalha todos estes fatores.



E com o passar do tempo, muitos artistas tem  incorporado ao flamenco novos elementos e inovações, técnicas teatrais ou da dança moderna, do balé e da arte contemporânea que tornaram o flamenco uma arte mais completa. 
















Um sentimento de inteireza e plenitude espiritual é o que se busca no flamenco.O flamenco é uma dança exigente, que requer entrega, disciplina e uma busca constante de aprendizado e crescimento interior.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário