sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Saindo do Rascunho



Quando decidi ter "um canal no youtube", o objetivo não era só para mostrar meu trabalho, mas falar, refletir, elogiar, e enaltecer por meio da seleção de vídeos, a arte e as atividades de pessoas cujo trabalho nas mais diferentes áreas da comunicação humana, contribuem para que a manifestação artística seja uma experiência  reveladora sobre a vida, a história e a condição humana.

Queria também ter acesso a conteúdos disponibilizados por pessoas com as mais diferentes formações para aprender e expandir conhecimentos sobre as artes em todas as suas formas de expressão como a dança, a televisão, o cinema, o teatro, o jornalismo, a música, o diálogo, a fotografia, as entrevistas. E fazendo uso desse conhecimento partilhado no  youtube,  aplicar os conteúdos relevantes em atividades profissionais do dia a dia. Interagir ao assistir os vídeos.  Refletir, pensar e comentar os temas.
O mundo virtual tem sido um forte aliado na minha educação. Tem me possibilitado durante o estudo com os vídeos selecionar, organizar e criticar informações que posso ou não transformar em conhecimento na prática. A possibilidade de usar imagens e vídeos que  confirmem, reforcem ou ilustrem uma idéia,  um conceito ou um  assunto é uma grande oportunidade de aprender, ensinar ou expandir  minha formação. Portanto, pela escolha e seleção do material a ser compartilhado, há uma proposta estética, conceitual, reflexiva e didática que, orienta e norteia os temas escolhidos e a serem vinculados no canal.


Assim, como uso o teatro e a dança como ferramentas de crescimento e  autoconhecimento, estou usando a internet em busca de trabalho, contatos, experiência e para expandir e praticar conteúdos e temas que estou tendo em cursos, oficinas e workshops que estou frequentando.

Antes de organizar o conteúdo no canal, ficava perdida com o acesso a tantas informações, tendo muitas vezes de desenhar, escrever e realizar notas para absorver  o material disponibilizado. Agora, basta acessar  o material quantas vezes eu quiser e assistir o vídeo compartilhado por internautas e profissionais,  para em um ambiente apropriado como uma sala de aula ou estúdio de dança transformar estes temas visuais em experiências físicas mais  acessíveis.  Estudar por conta própria também é um desafio que nos obriga a desenvolver características como disciplina, organização e dedicação. Mas vale a pena se a pessoa consegue explorar didaticamente todo este conteúdo e acervo de informações  em um material que pode ser utilizado para a prática e o entendimento de um assunto.
Se a web permite a construção coletiva de conhecimento, e desenvolver o pensamento de  forma crítica e colaborativa, porque não ter um canal que me possibilita-se verificar como diferentes profissionais e artistas exploram pedagogicamente o mesmo tema  e sob que perspectiva.




O principal objetivo do canal é permitir a mim e aos visitantes que tem os mesmos interesses, afinidades e paixão com os temas  artísticos e  técnicos selecionados, estuda-los, praticá-los ou desfruta-los de alguma maneira.
A autonomia na construção do conhecimento me seduziu na internet. Porque tem me possibilitado expandir o que quero compreender e desenvolver como conhecimentos e habilidades, bastando para esta tarefa apenas um click.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário