domingo, 29 de setembro de 2013

“Atmosferas”

Quem explora a fundo os extras dos dvd´s e blue rays, sempre vai encontrar, descobrir e se beneficiar e muito de lições teóricas e  práticas sobre um set de cinema, que muitos cursos não ensinam. Empenhada em aprender a atuar para cinema, e entender como se dá o processo, não só tenho  frequentado cursos de interpretação para este formato, como tenho procurado assistir e estudar filmes nacionais e estrangeiros nos quais a direção está a serviço do trabalho dos atores e atrizes.

Eu admiro  muito o trabalho de diretores e diretoras que trabalham  em processo “colaborativo” no set de seus filmes. Porque embora tenham mão firme sobre seus projetos  e o que querem dízer para alcançar  o público estão sempre abertos as sugestões e contribuições que seus artistas podem trazer a parte criativa de sua obra audiovisual.

São cineastas que dominam  muito a técnica e a linguagem de cinema, mas que não se contentam em ficar somente  diante do monitor. Estão ao contrário, sempre perto de seus atores e atrizes, os encorajando, estimulando, rindo, brincando.  Sabem enquadrar, manuseiam as filmadoras com perfeição, mas estão fundamentalmente perto de seu elenco, a ponto  dos artistas de seus filmes muitas vezes inteferirem muito mais no processo fílmico. E quando isto ocorre no set, todos ficam estimulados e trabalham de forma visceral e com paixão. Cada profissional desempenhando com entrega a função que lhe foi atribuída.



















Eu adoro ver os diretores em plena atividade e loucura criativa no set de seus filmes. Já vi alguns até se emocionarem com a atuação que conseguiram capturar de seus atores e atrizes. Gosto de ver os diretores andando pelo set,  em momentos inusitados com o elenco e sua equipe, conversando com os artistas, pensando no que ainda podem explorar na cena ou na próxima sequência. 










Se aprende tanto assistindo os extras dos dvd´s. Sinceramente, eu gosto de assistir os filmes no  cinema, mas parte da magia deles também está nos bastidores. Quando verificamos as dificuldades, os acertos, os erros, e todo o trabalho desenvolvido para se chegar a uma obra cinematográfica. É emocionante usufruir um pouco desta mágica, que é a realização de um filme, por trás das câmeras.




A Má Educação - Imagens de Filmagem





















Tenho observado nestes bastidores, que muitas vezes o roteiro é apenas um estímulo, uma referência para os artistas envolvidos no processo. O que torna o trabalho realmente enriquecedor e criativo são as sugestões, idéias e experiências que os artistas acrescentam antes da filmagem. As próprias locações alteram as marcações, influenciam mudanças na interpretação e direção dos atores, e algumas vezes sugerem mudanças nos diálogos e nas cenas.  Até os ensaios, quando ocorrem antes dos preparativos da filmagem, já possibilitam modificações que enriquecem ainda mais a encenação.  Agora entendo porque a parceria diretor e ator é  fundamental em um filme.









Sugestão de Leitura:
Filmes para assistir e explorar com os extras:  O Vestido de Paulo Thiago, Três Efes de Carlos Gerbase, Jogo Subterrâneo de Roberto Gervitz, Beije quem você quiser de Michel Blanc e A Flôr do meu segredo de Pedro Almodóvar e A Dupla Vida de Veronique de K. Kieslowski. Porque além de muito bem realizados e filmados confirmam o que falei acima a respeito do trabalho e relação ator e diretor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário