quinta-feira, 5 de setembro de 2024

#28 MONÓLOGO PARA ATOR OU ATRIZ - Estela Albani


Eu sou uma atriz de teatro.Minha energia está sempre lá em cima.Estou tentando entrar e trabalhar no ramo de cinema.O que exige um realismo psicológico mais natural e espontaneo na interpretação de um personagem.

O que é uma atuação sincera?Para mim é a que exige do ator intuição,imaginação e uso de sua  memória emotiva.Atuar em drama é mostrar pela representação um personagem com suas lutas,conflitos e verdades humanas que passam pela experiência de vida do ator.

Tenho amigos atores que detestam improvisar.Ficam inseguros.Eles gostam de ter o texto bem decorado com suas marcas para demonstrarem assim que tem pleno domínio  sobre a técnica e sobre sua personagem.Mesmo quando os diretores usam este recurso para tornar a interpretação do ator mais verdadeira e espontanea.Na maioria dos cursos que frequentei, tivemos esta abertura. Os diretores professores dirigiam,mas também nos davam espaço para a contribuição da cena e na construção do personagem.

Eu amo improvisar. Porque mesmo  tendo o dominio sobre o texto pelo improviso eu acredito que o ator descobre o que funciona na voz e no corpo para dar vida a um personagem.Eu descubro no improviso,nuances para o personagem. Insegurança,desconforto e constrangimento desaparecem com exercícios de improvisação pois os atores aprendem a lidar com o INESPERADO e descobrem emoções sinceras a serem usadas para os personagens.

Interpretar é um trabalho duro pois significa para o ator se abrir totalmente para dar vida a outra pessoa.

Duas palavras mágicas que eu exploro muito do método de stanislavski na atuação são comunhão e adaptação. Porque para mim são os termos que mais representam o que é ESTAR EM CENA ATUANDO.Comunhão porque estou falando e reagindo pela escuta a meu companheiro de cena.Adaptação porque no jogo da atuação estamos lá inteiros lidando com todas as circunstâncias dadas para viver os obstáculos e conflitos dos personagens e fazer a história avançar.

A função do ator no drama é apenas uma.É ver as imagens mentais de seu personagem,pensar seus pensamentos,sentir o que ele sente,ver e ouvir os demais personagens e reagir a eles. Foi o que aprendi na maioria dos cursos de interpretação que frequentei. Minha segurança de que estou acertando na atuação de um personagem me é dada pelo diretor. É nele que tenho que confiar.O ator de cinema tem que confiar no seu diretor. 

Aprendendo muito assistindo videos e aulas de profissionais que trabalham no ramo do audiovisual e que estão compartilhando suas experiências no universo on line.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário