quinta-feira, 13 de julho de 2023

Atuar com o coração

 


Neste mês de julho estou me dedicando mais a estudar cinema.Os cursos que vou frequentar no segundo semestre tem como proposta principal ajudar os atores a desenvolverem e aperfeiçoarem técnicas de atuação para vídeo  e câmera.E escolhi novamente como diretor Pedro Almodóvar para entender de direção de atores,fotografia,linguagem de cinema,criação visual com imagens e roteiro.Com relação a interpretação em cinema,entender sobre atuação para câmera escolhi Al Pacino,Naomi Watts e Fernanda Torres como referências.Decidi desenvolver mais este post já publicado.

Gosto da Naomi Watts porque ela equilibra técnica e intuição.Atua muito com o coração e tem pleno domínio de dramaturgia em sua interpretação.Sabe exatamentte quem é sua personagem e as relações que tem com os outros personagens na história.Fernanda Torres é ótima atuando.É desprenteciosa no jogo cênico,conhece a técnica de interpretação no cinema mas a usa tão tênuamente que não sei onde começa a atriz e onde termina a personagem.Tem um senso de humor,carisma e personalidade fortes que contaminam suas personagens.E sua empatia e simpatia contagia a todos no set.Uma atriz maravilhosa e única no seu estilo.

Al Pacino dispensa palavras.Al Pacino é um excelente ator que trabalha com a técnica e o improviso sabendo muito bem explorar método de atuação com improvisação na cena. Um exemplo é Vitimas de uma Paixão.Cena na qual ele sofre um esbarrão de um figurante.E as cenas dos encontros com as mulheres é nota 10.Inspiração pura de como um ator deve se comportar com naturalidade sem abandonar a técnica.

Tenho assistido os filmes dele para entender como é que funciona o método do actor´s studio.Sinceramente,cheguei a conclusão que não importa a técnica ou o processo de atuação que um ator utilize.Uma atuação memorável só pode resultar da cumplicidade ator e diretor e da bagagem de vida que o ator poderá trazer para seu personagem.

Estou aprendendo que o melhor é se deixar levar pelas circunstâncias do momento na atuação e interagir de corpo e alma com o parceiro de cena.Improvisar é também um excelente método.Que cada artista escolha seu processo.Mas a base é estimular os nossos sentidos e pensar com o coração.O texto fica mais acessível e passamos a compreender ele e o subtexto.Odeio decoreba.Prefiro memorizar compreendendo a situação e o contexto da ação e cena.

Naomi Watts recomendo:ellie park,o impossível,império dos sonhos,destinos cruzados,violência gratuita,o assassinato de Richard Nixon e 21 gramas.

Fernanda Torres recomendo:terra estrangeira,jogo de cena,o que é isso companheiro e casa de areia.

Al Pacino recomendo:os viciados,parceiros da noite,justiça para todos,um dia de cão,revolução,ricardo III,scarface,vítimas de uma paixão,carlitos´way, e insônia.

Livros sobre cinema












Roteiros






Interpretação





CARREIRA  E MERCADO DE TRABALHO






Nenhum comentário:

Postar um comentário