sábado, 9 de junho de 2012

Fazendo a lição de casa

Acredito que todo processo de preparação de um personagem, seja em que técnica ou método de atuação for, começa na leitura textual. Não importa se é uma peça de teatro, um roteiro de cinema ou TV, um texto improvisado ou apenas uma idéia criada a partir de uma imagem. O ator, a atriz tem de partir de um texto. Descobrir o personagem no universo fictício da escrita.
Qual é a proposta do texto? Do diretor? Que elementos humanos o texto apresenta ou sugere? E como criar fisica e psicológicamente o elo entre estes três aspectos artísticos, para materializar um ser em cena.
Desde 2003, quando decidi me profissionalizar e comecei a frequentar a escola de teatro, o livro de autoria de Stella Adler “Técnica da representação teatral” tem sido um companheiro constante e obrigatório onde quer que eu vá ou esteja. Graças aos ensinamentos e orientações valiosas da atriz e professora Stella Adler sobre a “arte da representação” acredito que estou aprendendo a "pensar com sensibilidade, a me conduzir e direcionar a energia necessária ao personagem sem excessos e exageros".

 O que me agrada e me seduz na leitura deste livro, é que não consigo vê-lo como um guia ou manual sobre interpretação. É porque esta grande atriz apaixonada pelo seu ofício e arte, não dá receitas. Não fornece fómulas mágicas sobre  atuação.  Não ensina um repertório de truques.  Ao contrário, como uma atriz experiente e estudiosa do “sistema de Stanislavski”, a professora Adler apenas compartilha em seu livro lições, orientações e conselhos preciosos sobre atuação. São ensinamentos que facilitam ao ator e a atriz perceber onde estão os problemas técnicos e humanos  na interpretação  e os compreendendo, conseguirem  atuar de maneira  orgânica com paixão e veracidade.
Adoro os exercícios físicos e sensoriais que sugere aos atores experimentar. São "exercícios orgânicos" que funcionam como canais para despertar reações espontâneas em circunstâncias exteriores e interiores. Ela fala da importância de se partir do texto, da leitura inicial que deve ser feita pelo ator, e como fazê-la para se construir um personagem com vida e credibilidade.

Ela ressalta e insiste que o personagem elaborado pelo ator, para ser consistente e ter profundidade humana, deve ter como referência para sua construção, "o estudo e a compreensão da mentalidade e do contexto social e época no qual o personagem está inserido".  Por meio deste seu livro “escrito e inspirado nos ensinamentos do mestre russo”, temas na trilogia de Stanislavski (a preparação do ator, a construção da personagem, a criação de um papel) que eu não tinha conseguido compreender anteriormente, hoje,  se tornaram claros e acessíveis para mim.


Ela mostra que "atuar exige não só preparo corporal e intelectual, mas muita disciplina, empenho, motivação, estudo, cultura e curiosidade" para que o artista alcance “maturidade” em seu trabalho. Só assim desenvolverá sua arte.

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