domingo, 30 de outubro de 2011

Etiqueta na Web

 
Decidi esta semana reiniciar as postagens justamente com dois temas que me ausentaram do blog desde o dia 04 de outubro: direitos autorais e  superexposição  na web.
Já deixei claro em uma das postagens porque pertenço hoje a blogsfera. Como quero compartilhar mais conteúdos e informações sobre artes, cultura, literatura e a profissão de ator/atriz, me agrada a possibilidade de incrementar o blog enriquecendo estas postagens com fotos, imagens e videos. Porém, tornar público o que for relevante e interessante para ilustrar os temas, separando muito bem o profissional do pessoal e privado.
E para não cometer o erro de publicar material e conteúdo de outros autores, respeitando os direitos que lhes cabe , procurei entender e me informar melhor sobre direitos autorais e como respeitá-los. Uma postura dificil de abraçar devido a imensa quantidade de informações e imagens que a internet disponibiliza.
Consultando textos, artigos, livros  e matérias em sites jurídicos sobre o assunto, notei que regras e leis que regulam os direitos de autor são na maioria dos casos severas. Mas não são respeitadas. Pelo que entendi o correto é acessar o conteúdo só para ampliarmos e enriquecermos  os nossos conhecimentos sem modificar ou reproduzir o original respeitando assim sua integridade.  Agora, se decidirmos reproduzir o conteúdo dar o crédito ao autor do texto ou conseguir uma autorização dele  para usar arquivos de sua autoria.


Com relação a imagens (fotos, desenhos, pinturas etc), o correto é acessar  sites que disponibilizam este material  gratuitamente sem a necessidade de pagar direitos autorais. Basta consultá-los, ler os termos confirmando o serviço, e salvar um cópia. É  correto também perguntar por e-mail e guardar a resposta como uma garantia e prova de autorização de uso do conteúdo do site.
No site domínio público (uma biblioteca virtual) é possível encontrar arquivos (fotos, imagens textos, sons e videos) que já foram cedidos por seus autores para divulgação gratuita. Há também muita informação e arquivos como teses e dissertações para enriquecer nossos conhecimentos.
Com relação ao segundo tema, minha  opinião é mais pessoal. Tenho recebido de conhecidos  e até pessoas que não conheço, muitos e-mails com convites para me inscrever em redes sociais como o facebook, orkut, linkedin, mas até agora não consegui realizar esta  façanha. E o motivo é simples. Não me agrada a superexposição na web.
Sou uma pessoa que  nunca se preocupou  ou deu a mínima importância para opiniões ou julgamentos alheios, mas confesso que depois de ler e saber sobre muitos escândalos virtuais, acho que devemos sim redobrar nossa atenção com o material que decidirmos expor na internet. Enfim, tornar público o que for relevante para a comunidade on line e que não possa nos comprometer se este material for usado fora do contexto original. Por este motivo, no momento estou privilegiando ter só o blog. 

Leituras:
“Direitos Autorais”. Pedro Paragua. Editora FGV. 1ª. Edição. São Paulo.2009.
“Propriedade Imaterial. Direito Autoral”. Eliane J. Abrão. Editora SENAC São Paulo. 1ª. Edição. 2006
“A Lei dos Direitos Autorais”. Plinio Cabral. Editora Rideel. São Paulo. 5ª. Edição. 2009.
“Direitos Autorais na Internet e o uso de Obras”. Sérgio Vieira Branco Junior. Editora Lumen Juris. Rio de Janeiro. 1ª. Edição. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário