sábado, 29 de setembro de 2012

A dificuldade da empreitada

Sou atriz profissional. Estou investindo em cursos de atuação para TV e cinema. Quero muito atuar e seguir carreira nestes formatos. Estamos em setembro, e provavelmente vou frequentar mais dois cursos até o início  do ano de 2013. Os cursos e workshops de interpretação para câmera que tenho realizado estão me ajudando a praticar o que aprendi e continuo aprendendo na área de atuação para video. Estou adquirindo experiência e habilidades para atuar em cinema e televisão, e já me sinto familiarizada e segura para trabalhar com estes formatos. E aos poucos, estou conseguindo formar um networking com pessoas que já trabalham nestas áreas e que estão conhecendo o meu trabalho.

Finalmente, consegui me cadastrar em boas agências de atores. Espero que os trabalhos bons comecem a surgir. Porque sou uma atriz talentosa, apaixonada pelo seu ofício, dedicada e esforçada.  Quero muito trabalhar com cinema e ser bem paga pelo trabalho que realizar. Chega de aceitar qualquer trabalho só para estar no mercado.
Quero trabalhar com pessoas que realmente acreditem no meu potencial de atriz e que me façam crescer e me arriscar.  Sei que as agências vão demorar  para chamar, porque  o trabalho, às vezes, exige um determinado perfil, adequação física, temperamento ou habildade para realizar algo. Mas é preciso ter paciência. Consegui também me cadastrar em algumas produtoras de filmes em são paulo e rio de janeiro. Estou confiante e esperançosa.
Um colega meu que tem um agente/empresário artístico me  orientou a procurar este serviço. Uma "empresa de agenciamento artístico" que dê assessoria ao ator para que ele tenha trabalhos de acordo com as suas aspirações artísticas e visibilidade para  atrair oportunidades. Procurei três empresas que fornecem este tipo de serviço, e me disseram que o seu quadro de casting estava completo e que no momento não poderiam me ajudar.
Na verdade, querem agenciar pessoas que já são conhecidas no meio.
Não querem se arriscar com artistas ainda desconhecidos do grande público.

Bom, tenho feito como a maioria de meus colegas que também enfrentam intermináveis sessões de testes e idas a agências e produtoras para conseguir trabalho. Tenho levado meu material para uma avaliação: currículo, 3 fotos impressas ou cd-rom, e videobook com a expectativa de que mais cedo ou tarde  uma boa oportunidade surgirá. Enquanto isto, como a maioria de meus amigos, sigo estudando e me aperfeiçoando para quando esta  oportunidade chegar.
Depois de tanto esforço, estudo e investimento, penso que o maior medo que nós artistas temos, é o medo de não conseguirmos ser bem sucedidos na carreira e ficar toda esta luta e empenho no esquecimento.
Tenho dois amigos que já pararam no meio do caminho. Desistiram por causa das dificuldades e da espera em conseguir um trabalho realmente significativo. Entendo os motivos deles, mas eu nunca vou desistir.

Tenho me sentido recentemente como a personagem de Naomi Watts em Ellie Parker.
Correndo incansavalmente atrás de uma chance que além de me possibilitar viver de meu trabalho como atriz, me resgate do anonimato.
Ser reprovado em um teste, ser rejeitado neste ou naquele projeto é muito doloroso. Mas ouvir mais nãos que sim faz parte da profissão.
Quero ser atriz desde os doze anos.  Eu e minha família sabemos os sacrifícios e o que enfrentei para chegar até aqui. O combustível de meu sonho como atriz é acreditar que vou conseguir. Porque tenho formação e uma trajetória como artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário