domingo, 1 de julho de 2012

Seletiva e Exigente nas Escolhas

Como disse na postagem anterior, recentemente estou investindo em cursos de atuação para TV e cinema por que quero muito atuar e seguir carreira nestes formatos. Meu objetivo nesses cursos que estou frequentando não é só adquirir habilidades técnicas para atuar em cinema e televisão, mas criar um networking com pessoas influentes que possam  vir a me dar uma oportunidade de trabalho nestas áreas.
Confesso, no entanto, que estou sendo muito seletiva e exigente na escolha dos próximos cursos, workshops e oficinas que vou frequentar.
Tive a infelicidade de participar recentemente de um curso para TV no qual houve muito desgaste físico. Foram  feitos em sala de aula, exercícios muito desgastantes  com relação a expressão vocal  e corporal.
O professor também não aproveitou a experiência e vivência que os artistas matriculados traziam como bagagem artística de outras áreas. 
Em um exercício ABSURDO o professor de corpo/expressão corporal pedia a cada aluno(ator/atriz)para gritar, enquanto sacudia, empurrava, batia e jogava uma cadeira contra o chão até a exaustão. Não sei para que serviu. Eu não aprendi nada com este exercício.

No dia de gravação das cenas o que contribuiu  mesmo para o meu desempenho  foi  na verdade,  minha experiência como atriz em teatro e um bom aprendizado em um curso de cinema que já havia frequentado.


Não acredito que para atuar, um ator/atriz necessite ser levado a exautão física  para relaxar, se concentrar e simplesmente atuar em cena com o seu colega.
Estou  "fugindo" destes tipos de cursos.
Por este motivo procuro me informar sobre quem será o profissional responsável pelas atividades, se trabalha na área e qual será o conteúdo. Se o programa está de acordo com os meus objetivos. Quero aprender a atuar para TV e cinema, saber usar minha "respiração e energia"  de um forma coerente com estes veículos.
Como atuar naturalmente sem desgaste e lidar com a câmera. É isto o que quero aprender.

Então, estou sim sendo muito seletiva na escolha dos cursos.
De todos os cursos que frequentei até agora , o curso “o ser em cena” foi o melhor e mais completo para "aprender a atuar em cinema".

Vou falar desta experiência em  uma postagem  intitulada “Não atue,  sinta e viva a experiência”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário