sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Onde estão os atores?

 




Sou atriz profissional.Investir em cursos de atuação para TV e cinema é o foco até março do ano que vem.Em São Paulo tem ótimas escolas e já escolhi duas  que tem oficinas e workshops livres que me interessam frequentar.E quando não posso pagar estes cursos presenciais estudo por conta própria.Quero muito atuar e seguir carreira nestes formatos.

E graças as redes sociais estou fazendo muito networking para empreender,ter parcerias e colabs para continuar desenvolvendo e produzir meus próximos projetos.  

Depois de muito tempo indo atrás e pesquisando sobre agências de atores consegui agenciamento e representação artística.Espero que os trabalhos bons comecem a surgir. Porque sou uma atriz talentosa,apaixonada pelo meu ofício,dedicada e esforçada.Quero muito trabalhar com cinema.Um sonho e foco meu.

Quero trabalhar também com pessoas que realmente acreditem no meu potencial de atriz e que me façam crescer e me arriscar.Sei que as agências vão demorar  para chamar, porque  o trabalho,às vezes,exige um determinado perfil,adequação física,temperamento ou habilidade para realizar algo.Mas é preciso ter paciência.Estou confiante e esperançosa.

Enquanto isto,como a maioria de meus amigos sigo estudando e me aperfeiçoando para quando esta oportunidade chegar.Depois de tanto esforço,estudo e investimento penso que o maior medo que nós artistas temos é o medo de não conseguirmos ser bem sucedidos na carreira e ficar toda esta luta e empenho no esquecimento.

Reencontrei uma amiga atriz muito talentosa que conheci no curso de cinema da AIC SP.Por causa das dificuldades e da espera em conseguir um trabalho realmente significativo ela desistiu da carreira,veio a maternidade e está fazendo outra coisa na vida.Entendo os motivos dela, mas eu nunca vou desistir.Tenho me sentido recentemente como a personagem de Naomi Watts em Ellie Parker.Correndo incansavelmente atrás de uma oportunidade que me possibilite viver só do meu trabalho de atriz.Ser reprovado em um teste,ser rejeitado neste ou naquele projeto é muito doloroso.Mas ouvir mais nãos que sim faz parte da profissão.

Quero ser atriz desde os doze anos.Eu e minha família sabemos os sacrifícios e o que enfrentei para chegar até aqui.O combustível de meu sonho como atriz é acreditar que vou conseguir.Porque tenho formação e uma trajetória como artista.As oportunidades estão vindo,e no momento certo vai acontecer.

Eu amo minha profissão.Arte para mim não é só diversão e realização profissional.É a forma que encontrei de me comunicar com pessoas e influenciar condutas humanas para tornar o mundo um lugar bom e em harmonia para se viver.

Sim. Já leram sobre o tema.Reescrevo novamente  porque é muito atual a experiência.



quinta-feira, 5 de setembro de 2024

#28 MONÓLOGO PARA ATOR OU ATRIZ - Estela Albani


Eu sou uma atriz de teatro.Minha energia está sempre lá em cima.Estou tentando entrar e trabalhar no ramo de cinema.O que exige um realismo psicológico mais natural e espontaneo na interpretação de um personagem.

O que é uma atuação sincera?Para mim é a que exige do ator intuição,imaginação e uso de sua  memória emotiva.Atuar em drama é mostrar pela representação um personagem com suas lutas,conflitos e verdades humanas que passam pela experiência de vida do ator.

Tenho amigos atores que detestam improvisar.Ficam inseguros.Eles gostam de ter o texto bem decorado com suas marcas para demonstrarem assim que tem pleno domínio  sobre a técnica e sobre sua personagem.Mesmo quando os diretores usam este recurso para tornar a interpretação do ator mais verdadeira e espontanea.Na maioria dos cursos que frequentei, tivemos esta abertura. Os diretores professores dirigiam,mas também nos davam espaço para a contribuição da cena e na construção do personagem.

Eu amo improvisar. Porque mesmo  tendo o dominio sobre o texto pelo improviso eu acredito que o ator descobre o que funciona na voz e no corpo para dar vida a um personagem.Eu descubro no improviso,nuances para o personagem. Insegurança,desconforto e constrangimento desaparecem com exercícios de improvisação pois os atores aprendem a lidar com o INESPERADO e descobrem emoções sinceras a serem usadas para os personagens.

Interpretar é um trabalho duro pois significa para o ator se abrir totalmente para dar vida a outra pessoa.

Duas palavras mágicas que eu exploro muito do método de stanislavski na atuação são comunhão e adaptação. Porque para mim são os termos que mais representam o que é ESTAR EM CENA ATUANDO.Comunhão porque estou falando e reagindo pela escuta a meu companheiro de cena.Adaptação porque no jogo da atuação estamos lá inteiros lidando com todas as circunstâncias dadas para viver os obstáculos e conflitos dos personagens e fazer a história avançar.

A função do ator no drama é apenas uma.É ver as imagens mentais de seu personagem,pensar seus pensamentos,sentir o que ele sente,ver e ouvir os demais personagens e reagir a eles. Foi o que aprendi na maioria dos cursos de interpretação que frequentei. Minha segurança de que estou acertando na atuação de um personagem me é dada pelo diretor. É nele que tenho que confiar.O ator de cinema tem que confiar no seu diretor. 

Aprendendo muito assistindo videos e aulas de profissionais que trabalham no ramo do audiovisual e que estão compartilhando suas experiências no universo on line.