domingo, 27 de maio de 2012

A Sala de Ensaios


Flamenco
Há muitas teorias sobre o que é e o que significa oflamenco”. No geral, se define como “uma expressão artística de um povo, os ciganos”.  Por meio desta forma de expressão artística, estes povos exteriorizam pelo canto, música  e dança sua vida, história, costumes, emoções e sentimentos. Então flamenco não é só dança? Não. Representa para estes povos uma maneira de ver, sentir e expressar seu mundo, seus valores, sua cultura e celebrar a vida.
É fácil falar sobre o “Flamenco”. Poderia ficar horas, dias, meses aqui explorando este tema. Díficil é praticar esta arte. Porque é preciso entender esta cultura para se expressar e dançar. É uma modalidade de dança que exige muita prática, disciplina, esforço, energia, entrega e sentimento durante o aprendizado e adestramento corporal para improvisar e criar um baile.






 O Começo
Me apaixonei pela dança flamenca ao assistir o filme “Carmen” dirigido por Carlos Saura. Fiquei encantada e fascinada pela beleza plástica, energia e dificuldades técnicas que esta dança exigia de seus admiradores e profissionais.
Então, escolhi o flamenco para minha educação e desenvolvimento corporal. Porque é uma dança étnica popular que valoriza a espontaneidade, a improvisação e a criatividade do indíviduo.

O “flamenco” surgiu em minha vida, me dando possibilidades expressivas e estéticas de desenvolver com maior força e criativadade, “qualidades dramáticas e corporais” que seriam indispensáveis ao meu trabalho como atriz: autoconsciência, autonomia, espontaneidade, concentração, observação, capacidade de escutar, maior consciência corporal, confiança, percepção espacial, coordenação motora, correção postural e prontidão para o movimento.
A “técnica flamenca” tem sido muito útil no meu preparo corporal para a interpretação. Praticando a dança com regularidade, enriqueci minha expressividade, tornando meu corpo mais sensível, aberto e receptivo a estímulos que o rodeiam dentro e fora do palco.


A Sala de Ensaios
Eu iniciei “a sala de ensaios” sozinha. Alugando uma sala na própria escola onde eu frequentava o curso de flamenco.  Se tornou um projeto pessoal, na medida em que eu estava cada vez mais apaixonada  e determinda a entender e aprender esta dança.  Meus colegas de classe sabendo desta iniciativa se juntaram ao projeto.  Gostei da idéia de trabalhar em conjunto para estudar, praticar e expandir o que aprendiamos durante a semana. Mas confesso que sempre reservava uma ou duas horas para estudar sozinha. Aprendi que um pouco de solidão e isolamento são benéficos para o aprendizado, inspiração e criatividade. O programa de aulas envolvia textos, apostilas e recursos áudiovisuais como cd´s e cursos em VHS sobre flamenco. Era uma exigência a utilização deste material. Porque eles facilitavam e muito a nossa percepção, compreensão e aprendizado dos conceitos que envolviam o domínio corporal neste estilo. Com o tempo, o “grupo de estudos” se transformou em um grupo de dança. E começamos a nos apresentar.  Em escolas, eventos artísticos e formaturas. Foi uma fase muito importante na vida de todos nós. Porque o que nos unia era a paixão pelo flamenco, e o “aprofundamento” teórico e prático que buscavámos e que os cursos formais  não ensinavam.


Formação

Minha formação no flamenco, eu alcancei nos cursos livres em escolas e estúdios de dança que eu frequentei entre 1994 e 2003. A partir de 2004, tenho aperfeiçoado meus conhecimentos neste estilo de dança, também em aulas particulares com profissionais do flamenco. A principal importância destas aulas “personalizadas e individuais” é a prática contínua, das bases técnicas que alcancei anteriormente, por dedicação, esforço e estudo nesta dança.
O autodidatismo” também tem sido fundamental neste meu aprendizado no flamenco. Eu valorizo e muito o trabalho com um professor em sala de aula. Mas não tenho dúvidas de que 70% do meu aprendizado, da minha maturidade e evolução no flamenco eu alcancei como uma aluna autodidata. Estudando e praticando as coreografias e os exercicios dos cursos formais, na solidão de uma sala alugada, com o objetivo de entender, treinar e aperfeiçoar o que aprendia durante as aulas.
Para minha formação e aprendizado no flamenco, foi fundamental ter acesso aos conteúdos da “Enciclopédia áudiovisual paso a paso los palos del flamenco” do maestro e bailaor Adrian Galia. Sua coletânea didática é o melhor e mais completo material para o entedimento e aprendizado sobre o que é o flamenco.  

Jamais teria acesso a estes ensinamentos e lições que são aprofundados de forma prática por este grande artista, se eu frequenta-se somente cursos de flamenco  em salas de aula no Brasil.

 Aprendi com este grande artista e profissional, que é necessário, paciência, dedicação e muito trabalho técnico para se desenvolver na dança.  Praticar e praticar. Repetir e repetir. Sem disciplina e exercício contínuo não se evolui no flamenco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário