terça-feira, 26 de novembro de 2019

Desafios



De novo, vou falar de teatro. Porque amo tanto fazer teatro, e o que o teatro representa em minha vida.

Para trabalhar com teatro você não pode ter “medo”. Não pode ter “frescura”. É entrega. É sacrificio. É doação. É disciplina. Como o corpo é nosso principal instrumento de trabalho, atores devem estudar continuamente para adquirem a técnica. Para desenvolverem uma técnica de atuação. Como na vida, a arte também está evoluindo constantemente em idéias,valores e convicções. Fazer arte é um desafio permanente, e nós artistas vivemos em constante mutação. 

O teatro é uma profissão essecialmente “prática”. Atores precisam estudar e se aperfeiçoarem continuamente. Como atriz eu preciso de experimentação e exercício cênico. Preciso aguçar minha sensibildade artística e  este aperfeiçoamento só vou conquistar se estiver estudando e exercitando meu ofício. Minha formação durante muito tempo foi informal e conquistada em cursos livres, em grupos de teatro amador e por autodidatismo. Mas sempre uma experiência calcada em muito estudo,prática, dedicaçao e disciplina.


A profissionalização fui buscar em 2003. Em 2006 me formei atriz e de lá para cá trabalho em meus projetos pessoais e autorais que envolvem teatro físico, flamenco e dança teatro. A dança em particular o flamenco, sempre foi a base para meu trabalho corporal de atriz. É a modalidade de dança que escolhi para minha preparação corporal  de ator para a cena. O flamenco tem  me dado sensibilidade, concentração, coordenção, resistência física e muscular, energia e movimento plástico para a cena.











Atuar e dirigir meus próprios projetos é a possibilidade que encontrei de buscar conhecimento  e experiência prática continua em teatro.Vivências que vão agregar mais valor ao meu trabalho como diretora e atriz e profissional de teatro e flamenco.

Gosto de desafios. E vencer obstáculos. Estou sempre lendo, estudando e me aperfeiçoando. Quero crescer mais  na área teatral e terei humildade para aprender o que ainda não sei. Reconhecimento  e visibilidade só vem com trabalho árduo e estudo. Por este motivo me entrego sempre 100 por cento em meus projetos. Acredito que de todas as artes cênicas  o teatro é o veículo que mais possibilita o embate  entre o homem e a sociedade. É o principal espaço de OPOSIÇÃO. É o espaço sagrado onde nós artistas podemos fazer críticas,oposição e dizer não.  Quero aprimorar minha bagagem como atriz e aprender muito mais em meu ofício. No próximo ano vou investir em um curso de cinema de 6 meses, e em um curso de teatro com montagem. Sei que estarei fazendo um ótimo investimento porque vou trabalhar com excelentes artistas e profissionais. Quero muito aprender e fazer parte deste desafio de encenar teatro. Esta arte de grande potencial político, desmistificadora dos mecanismos opressores da sociedade. O teatro contribui para o desenvolvimento do espírito crítico e para uma postura mais aberta do ser humano possibilitando a ele se reinventar e se adaptar as novas situações e desafios que a vida oferece.




Como já disse  mais de mil vezes aqui em meus blogs  quando falo de arte, enfatizo e repito “o teatro nos permite ver e compreender a realidade. É a arte dos excessos, mas principalmente da sensibilidade. E como toda manifestação artística muda condutas e comportamentos, cria valores positivos dentro da sociedade. No teatro me fiz gente.” 






O teatro tem sido o meu passaporte para viver e compreender o mundo. Quero nestes próximos cursos em 2020 continuar vivenciando esta experiência mágica e visceral que é VIVER E FAZER TEATRO

domingo, 24 de novembro de 2019

Entrega e paixão







O jovem ator tem que aprender que seu trabalho se dá num campo de insegurança total. Se tiver consciência crítica saberá lidar com isso. No nosso trabalho, ninguém vai feito um trem. Com o poeta, o escritor, ocorre o mesmo. Flaubert, a cada semana, cortava palavras, escrevia, reescrevia, refazia quarenta, cinqüenta linhas. 

O ator que chega no ensaio dizendo “Eu já sei”, esse ator se fodeu. Com o perdão da palavra. 
Cansei de ouvir isso: “Mas eu já decorei!”

Decorou o quê? Você vai decorar Teatro?

Gianni Ratto é cenógrafo e diretor de teatro.






Come ele disse “ Às vezes  em ARTE temos que deixar apenas nos levar em cena pelas emoções e sentimentos dos personagens”.



domingo, 13 de outubro de 2019

Seja seu chefe



O grande desafio que se apresenta hoje,aos atores que saem de uma escola de teatro  é decidirem se serão artistas de verdade ou celebridades. Se pode ser os dois? SIM. Você pode ser o que quiser. Mas se pretende enriquecer com arte ou estar em capas de revistas...VAI FAZER OUTRA COISA NA VIDA. Menos arte.




Empreender transforma





Educação é a base e a salvação







quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Como ser um profissional com P MAISCÚLO




Sou professora. E aluna também. Estar aprendendo me possibilita  enxergar e trabalhar melhor as dificuldades que meus alunos possam vir a ter. Mas confesso, que é geralmente na solidão de uma sala de aula, criando e ensaiando, cometendo erros e fazendo tentativas que vamos descobrindo pouco a pouco o que precisamos melhorar, reaprender, recriar, inventar. Vou dar um exemplo. No caso do flamenco, pensando em termos de estilo de dança, sei que não é o suficiente coordenar braços, mãos, pernas e movimentos  em um ritmo perfeito. Ouvindo o cante e dialogando com a guitarra, precisamos expressar sentimentos e emoções que sejam traduzidas em expressão corporal. E mesmo dominando a técnica  deste estilo de dança,  conhecendo algumas regrinhas básicas, terei que saber uma hora  “improvisar”. Para inovar em qualquer área é preciso dominar primeiro  as bases, fazer bem o tradicional, para depois recriar e reinventar dentro de seu estilo e linguagem artística.

Autodidatismo.Como estudar? Como aprender e desenvolver um olhar pessoal sobre a técnica? Minha resposta em meus cursos e works é sempre a mesma: buscando referências. No trabalho que realiza, nos cursos que frequenta, assistindo o trabalho de profissionais que admira. Praticando muito o como fazer. Estudando a linguagem e estética do que quer aprender.

REFERÊNCIAS. Referências.É assim que tenho aprendido ao longo de minha vida e jornada como artista. Além de ler livros, revistas, assistir muitos filmes e peças de teatro, procuro principalmente acompanhar o trabalho artístico de profissionais que admiro(diretores, cineastas, atores, atrizes, bailarinos, quadrinistas, artistas plásticos) e que inspiram e influenciam de alguma maneira meu jeito de trabalhar e fazer arte. Mas para evoluir não adianta ficar só na teoria. Insisto. É preciso praticar para valer.Conhecimento é diferente de informação. Porque quando você aprende, experimenta, compreende e “internaliza” este saber, você pode manusear, tocar e aperfeiçoar este conhecimento. Recriar a matéria. Eu gosto de me isolar muitas vezes. Sozinha, experimento coisas e me dou o direito de errar. E reaprender o que não funciona e melhorar.



sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Templo Cultural Delfos: Federico García Lorca - o poeta andaluz

Templo Cultural Delfos: Federico García Lorca - o poeta andaluz: Retrato de Lorca, por Amparo Climent Federico García Lorca , nasceu Fuente Vaqueros, em Granada, no dia 5 de junho de 1898. Ali passou...




Artistas que me inspiram na arte dramática.

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Flamenco dance




Flamenco é baile, cante e toque. 

Flamenco é um esforço colaborativo entre os três principais 
artistas: bailaor, cantaor e guitarrista. 
Improvisação sobre um tema é sua essência.


O estado de espírito

Esta música melancólica com sua dança firme e vibrante seduz e nos deixa inquietos. Embora tenha uma regra básica a seguir, a arte flamenca não é rígida, e nas coreografias podemos improvisar a partir de movimentos básicos, seguindo o ritmo imposto por nossos sentimentos e pela guitarra.


Improvisação

O inesperado e o improviso são sempre ótimos impulsos para a criatividade.Eu sou muito propensa a improvisar. Adoro improvisar.A improvisação é uma forma de explorar e estimular a imaginação de um artista. Ela é a base da "atuação teatral contemporânea", seja a nível de aprendizado ou como parte integrante de uma encenação.

Improvisação, espontaneidade, corpo, voz, emoção, imaginação, concentração, autopercepção, percepção espacial, percepção do outro, interação, pulverização dos condicionamentos, sensorialização, o flamenco seduz e encanta porque estimula e trabalha todos estes fatores.

E com o passar do tempo, muitos artistas tem  incorporado ao flamenco novos elementos e inovações, técnicas teatrais ou da dança moderna, do balé e da arte contemporânea que tornaram o flamenco uma arte mais completa. 

Um sentimento de inteireza e plenitude espiritual é o que se busca no flamenco. O flamenco é uma dança exigente, que requer entrega, disciplina e uma busca constante de aprendizado e crescimento interior.





sábado, 17 de agosto de 2019

FEDERICO GARCIA LORCA - LA BARRACA




“As vezes quando vejo o que se passa no mundo, me pergunto:

- Para que escrevo?

Mas há que trabalhar, trabalhar. Trabalhar e ajudar ao que merece. Trabalhar ainda que, às vezes, pense que realiza um esforço inútil.Trabalhar como uma forma de protesto. Porque meu impulso seria gritar todos os dias ao despertar em um mundo cheio de injustiças e misérias de toda ordem:

- Protesto! Protesto !

Neste mundo eu sou e sempre serei partidário dos pobres. Eu sempre serei partidário dos que não tem nada e até a tranquilidade do nada se lhes nega.
 
Nós - me refiro aos homens de significação intelectual e educados no ambiente médio das classes que podemos chamar de acomodadas – estamos chamados ao sacrifício, aceitemo-lo”.

Federico Garcia Lorca

domingo, 4 de agosto de 2019

Camarón de la Isla - Romance del Amargo (Edición Especial)




“ A arte tem que estar acima de tudo. E vocês, queridos atores, artistas acima de tudo, artistas dos pés a cabeça, posto que por amor e devoção é que vocês subiram ao mundo fingido e doloroso do palco, do teatro. 


Artistas por preocupação e ocupação. 


Desde o teatro mais modesto ao mais burguês, se deve escrever a palavra arte nas salas e camarins. Porque se não escreveremos comércio ou outra coisa que não me atrevo a dizer.Teatro é hierarquia, disciplina, sacrifício e amor”.



Federico Garcia Lorca

domingo, 14 de julho de 2019

Flamencodance





COMO APRENDER FLAMENCO?
Curiosidade,esforço pessoal e muita disciplina para desfrutar esta arte.

TEORIA.Ler e estudar sobre esta arte e procurar conhecê-la.O que é,origens,história.Entender como  estes conteúdos se materializam na dança por meio da expressão corporal.

PRATICAR.Visualizar.Treinar.Repetir.Praticar.
Internalizar o passo,o movimento,a expressão. Reelaborar o conteúdo

INSPIRAR-SE. Criar tendo referências visuais e imagéticas.De fotografias,filmes,videos didáticos e bailes/palos flamencos,documentários.
Estudar nestas imagens  os bailes e compreender quais características corporais e de movimento caracterizam cada um.Estudar sua métrica e compasso.

CRIAR/RECRIAR.Assistir muitos bailes de profissionais e artistas que admira.Sem prender-se ao estilo dele, recriar e reelaborar passos e movimentos de seus artistas preferidos.Estudar como cada artista  baila, maneja acessórios, sapateia, interpreta o cante e interage com o guitarrista.


E praticar,praticar,praticar,praticar.
Repetir. Repetir. Recriar e IMPROVISAR muito.
Desenvolva um estilo próprio e pessoal de como improvisar e se comunicar com o público por meio do flamenco
(dança,cante e guitarra).





domingo, 7 de julho de 2019

Coletivos 2 semestre 2019





Aulas particulares  e  Grupos  reduzidos

Uso material didático e recursos audiovisuais

Treinamento corporal para a cena

Interessados em participar? 
Informações, valores e inscrições

contato@daysecabral.com.br
tel(zap):11 9 8811- 4563 

sábados:2 últimos de cada mês
9 - 10 hs : grupo de estudo/aula experimental
10 - 11  hs:teatro iniciante
11 - 12 hs:flamenco iniciante

sextas:2 últimas de cada mês
9 - 10 hs: teatro iniciante


Local: Centro - Perdizes 








terça-feira, 18 de junho de 2019

O Chamado de Roberto


Compartilho com autorização do diretor Artur Alvim. 


 O post  do diretor Artur Alvim no seu face não tem foto para ilustrar seu texto . 
Coloquei a foto de Federico Garcia Lorca aqui porque ele é para mim o  simbolo máximo da liberdade de expressão. Liberdade de expressão que anda faltando para os artistas que como EU estão alinhados com os valores conservadores no Brasil.




URGENTE:
caros,
peço a todos os atores, diretores de teatro, dramaturgos, professores de artes cênicas, cenógrafos, figurinistas, iluminadores e sonoplastas,que se alinham aos valores conservadores no campo da arte do TEATRO,que enviem mensagens para o email


com seus currículos.Estamos montando um grande banco de dados de artistas de teatro conservadores para aproveitamento em uma série de projetos.

E peço também que todos compartilhem essa mensagem (postem no Twitter tbm, por favor)para que chegue ao máximo de pessoas por todo o Brasil.

vamos criar uma máquina de guerra cultural!

MUITO OBRIGADO e que Deus lhes abençoe!




 TEXTO Roberto Alvim.


como algumas pessoas perguntam
o que é "um teatro conservador",
posto novamente um texto
que escrevi há 2 semanas sobre o assunto:

caros, esse ponto é CRUCIAL.
as pessoas não sabem o que é "arte de direita".
vou explicar rapidamente:

1- se a obra desvela a COMPLEXIDADE do ser humano,
mostrando todas as contradições, vontades e contravontades que nos habitam em camadas abissais e inconciliáveis de subjetividade,
então é arte de direita;

se a obra reduz a condição humana a categorias ideológicas ou produtos esquemáticos de um sistema político-econômico, então é arte de esquerda.

2- se a obra se norteia pela EXCELÊNCIA em sua ELABORAÇÃO poética, criando um rigoroso sistema complexo de relações formais, construído no mais amplo diálogo com a História da Arte, então é arte de direita;

se a obra busca apenas efeitos imediatos e se coloca a serviço de uma ideologia, tornando-se mero palanque, no qual o discurso direto soterra a elaboração dos signos e a instauração de símbolos e narrativas ficcionais, então é arte de esquerda.

3- se a obra é polissêmica, isto é: tem múltiplos significados e emancipa poeticamente o espectador, então é arte de direita;

se a obra tem um único significado e dirige a percepção do espectador para uma tese, então é arte de esquerda.

4- se o lugar de fala do artista é sua obra, então ele é de direita;

se o lugar de fala do artista é mais importante que sua obra, então ele é de esquerda.

5- arte de esquerda é DOUTRINAÇÃO de todos os espectadores;

arte de direita é EMANCIPAÇÃO POÉTICA de cada espectador.

sábado, 11 de maio de 2019

Coletivos de Arte



Aulas particulares  e  Grupos  reduzidos

Uso material didático e recursos audiovisuais

Treinamento corporal para a cena

Teatro com montagem

Interessado em participar? 
Informações, valores e inscrições

contato@daysecabral.com.br
tel(zap):11 9 8811- 4563 

sábados:2 últimos de cada mês
9  às 10 hs : grupo de estudo/aula experimental
10 às 11  hs:teatro iniciante
11 às 12 hs:flamenco iniciante


sextas:2 últimas de cada mês
9 às 10 hs: teatro iniciante


Local: Centro - Perdizes