“Esta atitude séria e
curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos caracteriza o ato de
estudar. Não importa que o estudo seja feito no momento, no lugar do nosso
trabalho (...)Em qualquer caso, o estudo exige sempre esta atitude séria e
curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos observados. Um texto
para ser lido é um texto para ser estudado, um texto para ser estudado é um
texto para ser interpretado. Não podemos ler um texto se o lemos sem atenção,
sem curiosidade, se desistimos na primeira leitura, quando encontramos
dificuldades (...)Se um texto é difícil, insiste em compreendê-lo(...)Estudar exige disciplina. Não é fácil,
porque estudar é recriar e não repetir o que os outros dizem. Estudar é um
dever revolucionário".
A importância do ato de Ler em 3 artigos que se completam. Paulo Freire. 18º. Edição - Editora Cortez.1982. Coleção Polêmicas do Nosso Tempo.
A importância do ato de Ler em 3 artigos que se completam. Paulo Freire. 18º. Edição - Editora Cortez.1982. Coleção Polêmicas do Nosso Tempo.
Minha formação começou na escola tradicional na qual
prevalecia no ensino o uso do livro didático e as aulas expositivas
dadas pelos professores que eram os responsáveis pela transmissão dos
conhecimentos. Nós alunos devíamos apenas assimilar
estes saberes escolares pela prática de repetir e memorizar. Minha
obrigação para aprender e passar de ano era ler e estudar os conteúdos dos
livros e ouvir meus professores.
Sou da época do giz, lousa e livro didático. Antes de ter
acesso a todo este conhecimento tecnológico e digital disponível na Internet
eu não era muito motivada e estimulada a ler e pesquisar. Foi na disciplina de educação artística que
desenvolvi o interesse pela leitura e pesquisa quando comecei a ler peças de teatro e
descobri minha vocação.Educar na minha época de escola era preparar o aluno para as exigências do mercado de trabalho.O ensino não valorizava a inovação e não estimulava a liberdade para criar. E assim sendo os alunos buscavam profissões que apenas ofereciam estabilidade e segurança no mercado ao invés de realização pessoal e profissional.
Paulo Freire pensou uma educação capaz de transformar a realidade brasileira. “Uma pedagogia em que somente um povo instruído e dotado de consciência crítica poderia mudar o mundo em que vive”. Ele acreditava que só a educação, a alfabetização poderia transformar uma sociedade fechada e desigual economicamente em uma sociedade mais justa e igualitária. E todas as pessoas tendo acesso a instrução, teriam mais oportunidades, maiores chances de não serem excluídas da vida social, e assim concretizarem a realização de seus sonhos.
Sou filha de professor, li muito as obras de Paulo Freire. Sou apaixonada pela proposta do ensino e aprendizagem que ele propõe. Não foca só na aquisição do conhecimento e da instrução, mas oferece a possibilidade ao ser humano, principalmente o OPRIMIDO a se tornar um cidadão mais responsável e crítico capaz de entender e se fazer entender não só em suas condições locais mas em relação com o mundo. A transformação de um cidadão passivo para um cidadão ativo/consciente só pode se dar pela educação, pela instrução, pelo conhecimento. Para aprender é preciso ver, analisar, interpretar, pensar, estudar as coisas e pratica-las. Se as pessoas pela instrução não aprenderem a refletir sobre suas condições espaço-temporais não poderão JAMAIS modificar sua realidade. E muito menos intervir no mundo. Só a educação permite compreender e mudar a realidade.
Hoje.acho PAULO FREIRE um lixo. Sua metodologia de ensino não serve pra nada. Só serve para manter o povo mais imbecil e ignorante escravo dos politicos corruptos no brasil.
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