Há muitas teorias sobre o que é e o que significa o“flamenco”. No
geral, se define como “uma expressão artística de um povo, os
ciganos”. Por meio desta forma de expressão artística, estes
povos exteriorizam pelo canto, música e dança sua vida,
história, costumes, emoções e sentimentos. Então flamenco não é só
dança? Não. Representa para estes povos uma maneira de ver, sentir e expressar seu
mundo, seus valores, sua cultura e celebrar a vida. É fácil falar sobre o “Flamenco”. Poderia
ficar horas, dias, meses aqui explorando este tema. Díficil é praticar esta
arte. Porque é preciso entender esta cultura para se expressar e dançar. É uma
modalidade de dança que exige muita prática,
disciplina, esforço, energia, entrega e sentimento durante o
aprendizado e adestramento corporal para improvisar e criar um baile.
Minha formação no flamenco, eu alcancei nos cursos
livres em escolas e estúdios de dança que eu frequentei entre 1994
e 2003. A partir de 2004, tenho aperfeiçoado meus conhecimentos neste estilo de
dança, também em aulas particulares com profissionais do flamenco. A principal
importância destas aulas “personalizadas e individuais” é
a prática contínua, das bases técnicas que alcancei anteriormente, por
dedicação, esforço e estudo nesta dança.
O “autodidatismo” também tem sido
fundamental neste meu aprendizado no flamenco. Eu valorizo e muito o trabalho
com um professor em sala de aula. Mas não tenho dúvidas de que 70% do meu
aprendizado, da minha maturidade e evolução no flamenco eu alcancei como uma
aluna autodidata. Estudando e praticando as coreografias e os exercicios dos
cursos formais, na solidão de uma sala alugada, com o objetivo de entender,
treinar e aperfeiçoar o que aprendia durante as aulas.
Para minha formação e aprendizado no flamenco, foi fundamental
ter acesso aos conteúdos da “Enciclopédia áudiovisual paso a paso
los palos del flamenco” do maestro e bailaor Adrian Galia.
Sua
coletânea didática é o melhor e mais completo material para o entedimento e
aprendizado sobre o que é o flamenco. Jamais teria acesso a
estes ensinamentos e lições que são aprofundados de forma prática
por este grande artista, se eu frequenta-se somente cursos de flamenco em
salas de aula no Brasil. Aprendi com este grande artista e
profissional, que é necessário, paciência, dedicação e muito trabalho
técnico para se desenvolver na dança. Praticar e praticar. Repetir e
repetir. Sem disciplina e exercício contínuo não se evolui no flamenco.
Desenvolvo há mais de 12 anos um trabalho contínuo de pesquisa e prática corporal para atores que envolve duas linguagens artísticas: o teatro e a dança flamenca. Neste trabalho é muito importante utilizar os recursos do teatro e da técnica flamenca como um preparo corporal para a cena. A dança principalmente, como uma disciplina de expressão corporal ajuda um ator não só a respirar melhor, como desenvolver capacidade física para improvisar, de concentração, foco, observação e escuta interna e externa.
Por este motivo faço amplo uso de recursos áudio visuais importados sobre dança flamenca que tem como objetivo o estudo e o aperfeiçoamento em sala dos códigos de baile flamenco. Sempre procuro explorar estes conteúdos dentro de um contexto teatral.
Também traduzo textos quando estão em outro idioma sobre
conteúdo flamenco para compartilhar com colegas de classe ou alunos.
Utilizo como material didático junto aos videos apostilas, textos temáticos e explicativos sobre dança, teatro físico e flamenco para os artistas envolvidos em aulas e cursos teatrais. Os conteúdos teóricos não só ilustram os temas, como servem de exercícios
práticos para dança e teatro dentro de uma proposta de encenação.
Nos cursos e oficinas teatrais sempre
busco base na leitura, seleção e observação crítica destes materiais para
compor uma visão cênica e textual para cada
projeto teatral a ser desenvolvido.
Meu próximo "projeto de teatro" faz amplo uso dos códigos
de baile flamenco e teatro físico para contar cinco histórias
inspiradas no
universo femenino de Federico Garcia Lorca.
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