Uma Introdução.
Estes são cursos para
cinema e televisão que frequentei. Não citarei todos.
Considero estes os mais
consistentes e importantes para minha formação. Foram dados por profissionais
que realmente compartilharam suas experiências na área de TV e cinema e que
tiveram a humildade de indicar caminhos para desenvolver mais experiência e
crescimento. Não me interessa aqui dizer qual metodologia ou processo de
trabalho (técnica de interpretação) para o ator é a melhor, coerente ou
funciona. Interessa sim dizer que estes profissionais e professores ampliaram
minha visão e perspectiva em termos de atuação para a câmera. Mostraram-me em
pouco tempo pela teoria, prática e vivência
entender como é o processo de
trabalho com o vídeo, suas ferramentas e recursos e como utilizá-los em meu
benefício como atriz.
Entre muitas lições
compartilho as seguintes:
- como atores e atrizes precisamos nos predispor a auto revelação, assumir riscos e trazer para o personagem que vamos criar experiências de nossa própria vida.
- trabalhando a intuição, a espontaneidade e o frescor do momento estimular nossa sensibilidade para a atuação, buscar nas circunstâncias do momento o espaço para que a emoção seja criada.
- por último estabelecer total relação de cumplicidade com o diretor. É nesta relação que temos de apostar todas as nossas fichas para sermos bem sucedidos.
É preciso humildade para
aceitarmos o comando do diretor. Pois sem esta assistência não haverá base para
compreendermos qual é realmente a importância de nossa participação no conjunto
de um trabalho artístico.
Sigo estudando não para
amontoar certificados. Mas para aperfeiçoar meu processo de interpretação e
adquirir experiência nestas áreas.
Durante estes cursos, oficinas e workshops uma extensa bibliografia foi indicada por estes profissionais. Abaixo indico três leituras que considero primordiais para conhecer o processo de atuação em cada formato. E sim, as considero obrigatórias.
Sobre "linguagem de cinema, linguagem de video, cinema e teoria geral":
Sobre "Atuação, Interpretação e leitura dramática" :
Nenhum comentário:
Postar um comentário