O “flamenco” surgiu em minha vida, me dando
possibilidades expressivas e
estéticas de desenvolver com maior força e
criatividade, “qualidades
dramáticas e corporais” que
seriam indispensáveis ao meu trabalho como atriz: autoconsciência,
autonomia, espontaneidade, concentração, observação, capacidade de escutar,
maior consciência corporal, confiança, percepção espacial,
coordenação motora, correção postural e prontidão para o movimento.
A “técnica
flamenca” tem sido muito útil no meu preparo corporal para a
interpretação. Praticando a dança com regularidade, enriqueci minha
expressividade, tornando meu corpo mais sensível, aberto e receptivo a
estímulos que o rodeiam dentro e fora do palco.
O flamenco não é só uma paixão na
minha vida. É uma disciplina corporal
que tem me possibilitado com sua
técnica vencer minhas resistências
no sentido psicofísico e
canalizar energia necessária para o meu trabalho
de atriz.
Então necessito sim dedicar pelo
menos quatro ou seis horas semanais
para estudar esta dança.
Seja assistindo videos com shows ou
material didático, ou estando em uma
sala experimentando
movimentos, passos, criando cenas ou
praticando exercícios.
Ao longo dos anos, foi fundamental
para o meu aprendizado adquirir
material sobre este tema e
ter uma estante particular para consulta.
Suprir o que não foi possível entender em cursos,
ou sempre poder
consultar para ampliar meus
conhecimentos e minha formação.
Aqui compartilho o pouco que adquiri.
Quem realmente aprecia esta
dança como eu não deve esperar
evoluir só com os conceitos e a prática
dadas em uma sala de aula. Acho muito
importante que se tenha
um material individual para estudo e
consulta.
Não existe muito material para
estudo no Brasil. Quando os professores
não fornecem, é preciso comprar
importando. Acho importante a
bibliografia que indico abaixo, mas é
muito importante também
frequentar cursos ou ter um
professor particular que possa orientar a usar
estes conteúdos de forma prática em uma sala
apropriada com espelho e piso de madeira.
Hoje, há também muito material como aulas e cursos na web. Dadas não só
professores conceituados, mas também por artistas flamencos que além de
talentosos bailaores e bailaoras tiveram a humildade de querer compartilhar
sua experiência e seus conhecimentos em farto conteúdo colocado em
seus próprios canais.
Quando encontro material bom sobre baile, coreografias ou shows com profissionais cujo trabalho admiro, eu costumo salvar e crio dvds com conteúdo sobre estes temas também para estudar e aperfeiçoar meu estilo e técnica. Entre estes grandes artistas flamencos que admiro e que me inspiram posso citar: adrian galia, patricia guerrero, concha jareno, rafaela carrasco, eva yerbabuena, benito garcia, pepa molina, olga pericet, javier baron, manuel linan, juan de juan, belen maya e rocio molina.
Tânia Ferreira. Dança Flamenca Expressividade e cotidiano São Paulo.
Ed. Mackenzie.
Jose Manuel Gamboa. Cante por Cante. Discolibro Didático de Flamenco.
New Atlantic Music. Madrid, España, 2002.
Faustino Nunez. Compreende el Flamenco. Flamenco Live, RGB Arte Visual.
S.L. Madrid, España, 2004.
Pedro R. Alarcon Aljaro. Método Pedagógico de Interación Música y
Danza. Escrito Editores, Málaga, España, 2002.
Coleción Solo Compás. (23 cd´s didáticos).OFS - Ofssevilla, Sevilla, España,1998.
Coleción Casa Patas. Bailes Suroma, Furya Maya e Puro Gayardo. Flamenco
Live, RGB Arte Visual, Madrid, España, 2003.
SALADO, Manuel. EI Baile Flamenco Nivel lntermediario. Calé Records,
Fonotrón, Sevilla, España, 2003.
SALADO, Manuel. EI Baile Flamenco/Nivel Avanzado. Calé Records,
Fonotrón, Sevilla, España,2005.
GALIA, Adrian. Enciclopedia Audio Visual Paso a Paso los Paios
Del Flamenco. (21 dvd´s). Poal Production - Talento, España, 2000.
MCGILL, Guillermo. Aprende EI Cajón Flamenco e Pratica el Cajon
Flamenco. RGB Arte Visual S.L., Madrid, España.
Pilar Pérez de Guzman. Vídeos Flamenco de La Luz". Madrid, España,
Nenhum comentário:
Postar um comentário